Gadol Elohai - Joshua Aaaron

6.2.08

Lagoa / CB



Este feriado, passei pela Lagoa d' Óbidos. A bela Lagoa d'Óbidos.
Não estava nos meus planos, mas aconteceu parar junto ao Campo Bíblico, local de recordações que hão-de durar toda a minha vida, das férias de verão, dos retiros de jovens, dos cultos de fogueira,... É para mim um lugar "encantado".
x
Estava vazio, não se via ninguém. Os portões estavam fechados. A piscina abandonada, parecia um vaso gigante de ervas daninhas. Por momentos parecia que ouvia os nossos risos e os mergulhos de quando ali passávamos as tardes, na década de 80/90.
Veio à minha mente, a imagem do grupo em volta do mastro, onde asteávamos todos os dias a bandeira às 08:00 da manhã, enquanto se cantava o "Minha pátria para Cristo", e as minhas corridas para chegar a horas, para escapar à "faxina". Já não existe, o mastro.
A mata cerrada das traseiras da quinta, deu lugar a um condomínio. Não sei porquê mas parece que perco alguma coisa de mim, quando vejo as coisas boas do meu passado a desaparecer... Era tudo tão perfeito, tudo tão belo. Os passeios pela lagoa, ao fim do dia. Os caranguejos cozidos, trazidos em tabuleiros pelo Sr. Feliz (um vizinho já falecido). A velha frigideira enorme, onde se davam as pancadas para chamar os campistas para as refeições...
Enfim...valeu a pena matar saudades. Pelo menos o pôr do sol continua o mesmo...lindo de morrer.

2 comentários:

Pedro Leal disse...

Também sou grande adepto da Foz do Arelho e da sua lagoa. Ainda no sábado passei por lá. Mas não sabia que o Centro Bíblico estava desactivado. Porquê?
Também cantava o “Minha pátria para Cristo” nos acampamentos de Verão, neste caso em Água de Madeiros. E não é que, talvez uns trinta anos depois, ainda me lembro da primeira estrofe e do coro…

Hadassah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.