Gadol Elohai - Joshua Aaaron

6.2.08

Lagoa / CB



 
Este feriado, passei pela Lagoa d' Óbidos. A bela Lagoa d'Óbidos.
Não estava nos meus planos, mas aconteceu parar junto ao Campo Bíblico, local de recordações que hão-de durar toda a minha vida, das férias de verão, dos retiros de jovens, dos cultos de fogueira,... É para mim um lugar "encantado".
x
Estava vazio, não se via ninguém. Os portões estavam fechados. No entanto os arbustros que cercam a piscina logo à entrada, continuam sem vedação. Sentimos o impulso de entrar e não resistimos. Fomos matar saudades. A piscina abandonada, parecia um vaso gigante de ervas daninhas. Por momentos parecia que ouvia os nossos risos e os mergulhos de quando ali passávamos as tardes, na década de 80/90.
Veio à minha mente, a imagem do grupo em volta do mastro, onde asteávamos todos os dias a bandeira às 08:00 da manhã, enquanto se cantava o "Minha pátria para Cristo", e as minhas corridas para chegar a horas, para escapar à "faxina". Já não existe, o mastro.
A mata cerrada das traseiras da quinta, deu lugar a um condomínio. Não sei porquê mas parece que perco alguma coisa de mim, quando vejo as coisas boas do meu passado a desaparecer sem deixar rasto. Era tudo tão perfeito, tudo tão belo. Os passeios pela lagoa, ao fim do dia. Os caranguejos cozidos, trazidos em tabuleiros pelo Sr. Feliz (um vizinho já falecido). A velha frigideira enorme, onde se davam as pancadas para chamar os campistas para as refeições...
Enfim...valeu a pena matar saudades. Pelo menos o pôr do sol continua o mesmo...lindo de morrer.

2 comentários:

Pedro L. disse...

Também sou grande adepto da Foz do Arelho e da sua lagoa. Ainda no sábado passei por lá. Mas não sabia que o Centro Bíblico estava desactivado. Porquê?
Também cantava o “Minha pátria para Cristo” nos acampamentos de Verão, neste caso em Água de Madeiros. E não é que, talvez uns trinta anos depois, ainda me lembro da primeira estrofe e do coro…

Hadassah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.