Gadol Elohai - Joshua Aaaron

22.9.06

A Lista de Bruxas Boas e "Glamorosas"

Ando preocupada com os desenhos animados que a minha filha gosta de ver. Tirando o inocente Ruca, o velho Nodi e as educativas "Pistas da Blue", segue-se uma lista de diferentes "magical girls" e de encantadoras personagens com poderes (concebidas quase todas no Japão), que não passam de bruxinhas e feiticeiras que invadem a grelha televisiva. Tendo-a já desencaminhado com sucesso dos "puxados" Morangos com Açucar e do "estranho" Doraemon, se continuasse a bom rigor, tinha que a desencaminhar da televisão. A "mania" agora é a das Bruxinhas Boas, que curiosamente não são feias nem velhas, mas interessantes amiguinhas de tenra idade. O que me preocupa é a futilidade dos conteúdos e o facilitismo com que se faz uso de bruxaria e de feitiços para se resolverem as coisas, projectando os miúdos para um mundo perigoso que é o do "ocultismo".
Para os (des)interessados, registo aqui um breve resumo sobre a história principal de algumas mais "badaladas" séries do momento:

As DÓRÉMI
A personagem principal é Doremi, uma miúda que que gosta muito de magias e bruxarias e que se quer declarar ao miúdo dos seus sonhos. Doremi encontra então uma misteriosa loja de magias chamada Maho-do e conhece a sua estranha dona, Majorika., que é uma bruxa de verdade, que se torna sua professora e de mais duas amiguinhas tornando-as em bruxinhas aprendizes..
As WINX
São aprendizes de fadas que estudam no colégio Alfea da Cidade Magix, onde aprendem a fazer encantamentos, áureas encantadas e poções mágicas. "Poçaonologia", "simbiose da metamorfose", filosofia da magia e boas maneiras fazem parte das disciplinas complexas. Em Magix, há três escolas, onde se ensina magia aos alunos.
As WITCH
O grupo WITCH é constituído por meninas que moravam na cidade normal de Heatherfield, mas que um dia foram convocadas para serem as guardiãs de Kandrakar e tornaram-se nas protectoras de "realidades alternativas". Em Meridian tornam-se Bruxas usando o poder dos 4 elementos para terminar a sua missão.
O Doraemon
Doraemon é um gato robot azul vindo do século XXII que com o seu bolso mágico, ajuda Nobita a ultrapassar os inúmeros problemas do seu dia-a-dia. Nobita Nobi, o protagonista, tem dez anos e é um garoto de classe média-baixa, com incontáveis defeitos, entre os quais a inveja, a preguiça e o desinteresse por tudo o que o rodeia, incluindo os estudos.Takeshi Gouda (Gigante) é um rapaz de classe-baixa, como o Nobita. Porém é muito violento e invejoso: bate quase todos os dias no pobre Nobita. Quando o Gigante leva tareia da sua própria mãe, fica nervoso e bate no Nobita (?), até que Nobita vai pedir uma máquina ao Doraemon para vingar-se do Gigante. As máquinas mais conhecidas são: A Porta Mágica(leva-o para outro lugar), o Arco Mágico(serve para atravessar uma parede), a Lanterna maximizadora (deixa qualquer coisa grande) e a máquina do tempo (leva-o para outra geração).
A Ladra Meimi A Ladra Meimi ou Saint Tail é filha de um mágico profissional e de uma ex-ladra, que durante a noite se transforma na ladra Saint Tail. Saint Tail rouba (ou melhor, devolve) objectos e outros bens que estão na posse de pessoas desonestas e entrega-os aos mais necessitados ou aqueles que são vítimas dos seus actos. Esta ladra tem a ajuda dos seus truques de magia para realizar os seus roubos. É procurada pelo detective Asuka, que em anos anteriores tentou prender uma ladra semelhante que desapareceu (Lúcifer), que supostamente é a sua mãe.
(parte da consulta na Wikipedia: "animes")

4 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Pelo que li, não são só as tuas filhas que gostam da série!
:)

Hadassah disse...

:)) ok ... devia ter mencionado que a fonte dos resumos ... foi a famosa Wikipedia. Mas também sei as histórias todas...não com tantos pormenores. :) Porque a filha ainda não consegue ir ao detalhe. :) Espero que o feitiço não se vire contra o feiticeiro ... despertar interesse em quem não conhece as séries. :)

Raquel Miriã disse...

Partilho a preocupação, porque tenho um filho de 5 anos e conheço todos estes "familiares" do Harry Potter; infelizmente a lista é extensa: os ursinhos carinhosos, o hércules, o aladino, a pequena sereia, e até os duendes do Nodi estão cheios de feitiços e magia!
Deus nos ajude a passar aos nossos filhos uma perspectiva crítica e não passiva!

Hadassah disse...

Ok são da mesma idade.

Gostei dessa dica: "uma perspectiva crítica e não passiva."

Nesta fase eles ainda assimilam as nossas opiniões com profundidade. Não vai tardar muito para que comecem a questioná-las.

Estamos na melhor fase para lhes passar a "mensagem" e torná-los também críticos e não passivos.
Tnks