Gadol Elohai - Joshua Aaaron

5.10.07

Inteligência emocional

Em relação ao mal, a Bíblia não nos ensina a "jogar" à defesa (Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra Lucas 6:29 ), nem ao ataque (não por força nem por violência ... Zc 4:6), mas a fazer uso de estratégia:
  • Não vos deixeis vencer pelo mal, mas vencei o mal com o bem (Rom. 12, 21)
  • Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos (Zc. 4,6)

Andam os psicólogos só agora a falar em "Inteligência emocional"...

8 comentários:

Anónimo disse...

Permite-me discordar dessa “inteligência emocional”.
Acredito que o conhecimento e ensinamentos dessa colectânea de textos – a que chamam “Bíblia” –, sejam restritos a passagens convenientes…
Se passarmos os olhos pelo Livro do Deuteronómio ficamos elucidados sobre a “teoria” da oferta da outra face… A leitura simbólica destas passagens são explicitamente proibidas pelo próprio Deus… [“Cumprireis todas as ordens que eu prescrevo, sem nada lhes acrescentar ou suprimir.”] …
Demo

Hadassah disse...

Caro Demo,

Gostava que fosses um pouco mais específico.

Tem em conta que existem dois tempos bíblicos, o da Lei e o da Graça...no entanto sinceramente não vejo "colisão" entre os mandamentos de Moisés, do Deuteronómio e os ensinamentos de Jesus, para os nossos dias.

Sê bem vindo.

Hadassah

Catarina disse...

oi gostei do seu espaço
sou do Brasil
passa no meu blog tb
bjsss

Anónimo disse...

Deuteronômio Capítulo : 13
6 Quando teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo que te é como a tua alma, te incitar em segredo, dizendo: Vamos e sirvamos a outros deuses! - deuses que nunca conheceste, nem tu nem teus pais,
7 dentre os deuses dos povos que estão em redor de ti, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até a outra -
8 não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o teu olho terá piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás,
9 mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo;
10 e o apedrejarás, até que morra, pois procurou apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

Estes serão os ensinamentos de um “deus” idolatrado pela sua humildade e amor ao próximo. Depreende-se também qual o conceito de “liberdade” religiosa…
Demo

Hadassah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hadassah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hadassah disse...

Demo,

A tua sorte é que não faço a mínima ideia quem és porque senão "apedrejava-te até à morte!" :) eh eh eh (just "jocking")


Receio não conseguir dar-te uma resposta satisfatória porque não terei concerteza respostas para tudo...

Mas repara que estamos a falar de uma época em que o homem não falava "directamente" com Deus...naquele tempo vivia-se uma mentalidade de "olho por olho" e o que mencionas não são mandamentos de Deus para o homem em geral...há situações específicas daquela época no Deuteronómio.

De facto a adoração a outros deuses é das coisas que Deus mais abomina...e Ele tem sentimentos, tal como nós...tem ciúmes, entristece-se, alegra-se, etc.

A decisão de promover esse tipo de acções terá partido D' Ele?? Não sei...prefiro portando não explicar o que não consigo...

Uma coisa posso-te dizer, a Bíblia é mais do que factos históricos...a Bíblia tem uma mensagem de salvação...de reconciliação do Homem com Deus, através de Jesus, que nos trouxe o acesso gratuito a Deus...e o que me levou a Ele foi a descoberta de que afinal Ele pode estar "aqui" (na minha vida) e não "lá"...

Todos somos "especiais" para Ele e o seu maior desejo é que descubramos isto por nós próprios e que de livre arbítrio queiramos nos reconciliar com Ele.

Porém Ele não está neste mundo...essa é que é a grande dificuldade e que leva tantas pessoas a responsabilizá-lo pelas consequências da nossa separação d'Ele...

Hadassah

Anónimo disse...

a maldade esta aos olhos dos homems tal como a bondade, É apenas um olhar pessoal soubre a filosofia de vida. nao temos ke nos preocupar com a naturesa das coisas e atribuir rotulos bom ,mau etc. deus criou tudo e nao Á nada acima dele . por imperfeicao na perfeicao ,É dizer ke ele nao É perfeito tudo tem um significado e uma razao de ser, nada É mau ,nada É bom, apenas éxiste com a razao de quem o criou, ,nao sao homens , nem mesmo semtimentos ke nos abrem a porta para a realidade de algo ke passa ,passou ou ira passar ..apenas um soupro de vida ke somos para vivermos nesta magnifica criacao ,o universo, e presenciarmos este milagre e esta dadiva de deus,nada É mais importante e nada nos poe mais perto dele