Gadol Elohai - Joshua Aaaron

18.7.07

O nome

A mim custa-me muito falar com alguém sem tratar a pessoa pelo nome. Um dia destes dirigiu-se-me uma mulher que não via desde criança ... a tratar-me pelo meu diminutivo, como naqueles tempos ... rapidamente me esforço para me lembrar do nome dela e corresponder ao tratamento com a mesma simpatia, mas de repente só me lembrava que era a "senhora da fruta", como a minha mãe a tratava quando falávamos dela ... sem o nome dela, fiquei com a sensação de que tinha faltado qualquer coisa no meu cumprimento, que o tinha feito de uma forma impessoal.
Sempre estranhei a importância que Deus deu aos nomes, ao ponto de tornar Saulo em Paulo e Abrão em Abrãao (...) O nome está muito ligado à intimidade e à importância de um indivíduo para o outro.
Deus conhece os Seus filhos pelo nome. Aí reside a importância de cada um, na sua própria individualidade e singularidade.

1 comentário:

erute disse...

No meu trabalho exigem-me que trate os clientes pelo nome... por vezes porque estou casanda e não me lembro do nome não refiro o nome... mas realmente agora fiquei a pensar na importância do nome de cada um...
Obrigado, esta tua partilha fez-me reflectir sobre um assunto que nunca tinha reflectido.