Gadol Elohai - Joshua Aaaron

28.9.06

Ícones errados


Enquanto criança e adolescente, criei dentro de mim vários "ícones", pela admiração que sentia por algumas pessoas dentro da minha igreja.

Estranhamente, reflectindo agora sobre cada um deles, mais do que os que podia imaginar foram demitindo-se da sua espiritualidade, entregando-se a um qualquer devaneio, abandonando a sua carreira espiritual.
Curiosamente, o irmão gago que ora de uma forma esquisita, a irmã rude na sua forma de vestir e de se expressar sempre sentada na fila da frente, dizendo amén a todas as frases proferidas do púlpito, os discretos porteiros e livreiro agora mais idosos, o irmão que por sua iniciativa e sem vergonha, distribui convites no mercado e na estação do comboio, os muitos irmãos que na sua discrição continuam na assistência ... são os que na sua humildade se mantêm iguais e fiéis nas suas convicções, inabaláveis na confiança que depositaram em Deus.
Será por isso que Deus diz na bíblia (?):
"Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos. Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus." I Coríntios 1, 26-31
"Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus." Mateus 5, 3-8

4 comentários:

Raquel Miriã disse...

Deus nos ajude a ser humildes e fiéis até ao fim! Amém!
Dta

Avozinha disse...

É isso aí, mana!

Hadassah disse...

Deixem-me dizer que foi para mim um privilégio encontrar por aqui a "avozinha".

Sem desprimor para os meus outros "assíduos" leitores (poucos mas bons) que vão deixando rasto :)
Bjs

Di disse...

Creio que a humildade está no centro da vontade de Deus, ou seja, sem uma boa dose de humildade e de amor nada faz sentido no obra de Deus.